10 – Martin Lawrence – 1965
Um bom ator se define alem da interpretação, evidentemente, por suas escolhas. E as escolhas de Martin Lawrence sempre foram ruins. É raríssimo conseguir escolher na filmografia dele algum trabalho que por si só seja considerado ao menos um bom filme. Em meio a tantos filmes ruins, é óbvio que sua interpretação acabaria por ficar manchada e comprometida.
De qualquer forma, ele nunca teve também uma atuação de destaque nos filmes em que trabalhou, sempre exagerando nos papéis, criando tipos que normalmente não existem e trejeitos forçados que quase nunca tinham a menor graça.
Filmes como Vovo...zona (1 e 2) e Segurança Nacional comprometeria a carreira de qualquer ator, mas um grande ator consegue ter uma atuação ao menos discreta e sem comprometer-se quando o roteiro é ruim, Martin Lawrence não teve esse poder nos filmes que trabalhou.
O que comprova sua falta de talento para a atuação é o filme Os Bad Boys que não chega a ser um primor, mas é um dos poucos elogiáveis de sua filmografia, mas inclusive neste filme, ele está mal, na verdade de todo o elenco ele é um dos piores.
Sem grandes trabalhos como ator, ele também é diretor e produtor, mas não é dos mais amados pelo público americano e mundial, por isso Martin Lawrence abre nossa lista no 10º lugar.
9 – Antônio Banderas – 1960
IMAGEM NÃO DISPONIVEL, DESCULPEM
Ator consagrado graças a uma estreita amizade com um famoso diretor. Essa é a definição clássica para Antônio Banderas. Se dependesse exclusivamente de seu talento, é provável que o ator nunca aparecesse em grandes obras e nem fosse conhecido do grande público, mas seus laços de amizade com o famoso cineasta Pedro Almodóvar o colocam na lista dos atores mais conhecidos de Hollywood.
Nem isso é capaz de mudar o fato de que ele é um ator fraco e que normalmente em seus filmes tem a mesma expressão gélida e sem vida, mal sabendo compor e aprofundar seus personagens – e alguns deles inclusive são bons e dariam ótimas interpretações nas mãos de um bom ator.
Ele tem eternizado no cinema o personagem do Zorro fazendo dois filmes distintos sobre o herói mexicano (o ator também é mexicano) e estragado completamente a história desse personagem com atuações abaixo da crítica em filmes que são ao menos razoáveis, mas sua interpretação tímida, sem a energia necessária para encarnar um herói, irrita.
No filme Pecado Original, Antônio Banderas teve sua chance de mostrar seu talento tendo em mãos, talvez, seu personagem mais complexos, mas novamente o que se viu, foi o ator interpretando ele mesmo, sem expressão, cuspindo o texto e irritando os telespectadores.
Banderas nunca foi indicado ao Oscar, mas já recebeu 04 indicações ao Globo de Ouro, o que de certa forma é surpreendente, mesmo nunca tendo vencido. Por tantas atuações pífias, ele aparece em 9º lugar como os piores atores internacionais de nosso blog.
8º Tom Cruise – 1962Nem isso é capaz de mudar o fato de que ele é um ator fraco e que normalmente em seus filmes tem a mesma expressão gélida e sem vida, mal sabendo compor e aprofundar seus personagens – e alguns deles inclusive são bons e dariam ótimas interpretações nas mãos de um bom ator.
Ele tem eternizado no cinema o personagem do Zorro fazendo dois filmes distintos sobre o herói mexicano (o ator também é mexicano) e estragado completamente a história desse personagem com atuações abaixo da crítica em filmes que são ao menos razoáveis, mas sua interpretação tímida, sem a energia necessária para encarnar um herói, irrita.
No filme Pecado Original, Antônio Banderas teve sua chance de mostrar seu talento tendo em mãos, talvez, seu personagem mais complexos, mas novamente o que se viu, foi o ator interpretando ele mesmo, sem expressão, cuspindo o texto e irritando os telespectadores.
Banderas nunca foi indicado ao Oscar, mas já recebeu 04 indicações ao Globo de Ouro, o que de certa forma é surpreendente, mesmo nunca tendo vencido. Por tantas atuações pífias, ele aparece em 9º lugar como os piores atores internacionais de nosso blog.
Como colocar numa lista de piores atores um homem que em sua época de juventude era idolatrado por mulheres do mundo inteiro e eleito diversas vezes como o rosto masculino mais bonito do mundo? É simples quando esse ator depende exclusivamente de sua beleza para continuar na mídia e demonstra uma total incapacidade e talento para a arte de atuar. Tom Cruise surgiu para o cinema muito jovem e chamou a atenção das moças do mundo inteiro pela sua capacidade de incorporar o galã e pelo tal “olhar profundo”.
Diante disso, recebeu inúmeros convites para trabalhar em superproduções em que seu rosto não o ajudaria muito, pois ele precisaria o mínimo de capacidade interpretativa, e foi a partir daí que sua carreira entrou em declínio, já que ele deu provas em várias oportunidades de que não era muito bom em atuar.
Filmes como Entrevista com o Vampiro e De Olhos bem Fechados em que Tom Cruise precisaria atuar e não apenas ficar com seu sorriso e seu “profundo olhar” diante das câmeras fizeram com que o ator recebesse duras críticas de especialistas em cinema de todo o mundo e sua carreira começasse a entrar em declínio.
Mesmo assim, o ator conseguiu sucesso e muito dinheiro, principalmente em seu trabalho no sucesso Missão Impossível, filme explosivo sem grande roteiro e que com tantas explosões, a interpretação não era assim tão primordial, ele acabou se dando melhor.
Tom Cruise foi indicado três vezes ao Oscar, mas nunca conseguiu levar para a casa a estatueta.
Por tantos trabalhos ruins e com a interpretação crítica, Tom Cruise aparece em 8º lugar na nossa lista.
7º Keanu Reeves – 1964
IMAGEM NÃO DISPONIVEL, DESCULPEM
Keanu Reeves é o único ator dessa nossa lista que poderia ser colocado aqui tranquilamente sem sentimento de culpa pelo simples fato de que não é sequer um ator profissional nos EUA. Ele já freqüentou a Escola de Artes dos EUA, mas foi expulso muito antes de completar o curso, o que já chama a atenção para um ator de porte internacional como ele.No início de carreira, Reeves chamou a atenção da crítica e de diretores por sua atuação em peças teatrais em Hollywood, o que lhe valeu o primeiro convite para um trabalho no cinema, também muito elogiado.
Não se sabe ao certo se a pressão, ou se foi realmente a falta de estudos que fizeram com que o promissor ator tivesse a partir da fama atuações tão fracas e que o marcaram por ser um dos atores mais vazios de expressão em todo o Cinema Mundial.
E o ator tem em seu currículo filmes conhecidos em todo o mundo, como Matrix, em que na pele de Neo, o ator agradou e muito os fãs, mas a crítica não o perdoou pela sua incapacidade de compor o personagem e não deixa-lo raso, como Neo acabou ficando, principalmente nas seqüências da trilogia.
Em O Advogado do Diabo, Keanu Reeves contracenou com o brilhante Al Pacino e em todas as cenas que dividiam juntos a atuação, ele decepcionou, não conseguindo sequer manter um bom nível de cena para o companheiro.
O filme, segundo os críticos, em que o ator está melhor é Caçadores de Emoção, quando ele recebeu diversas críticas positivas, mas o filme não foi o sucesso esperado e muitas pessoas sequer conhece.
O ator já recebeu incríveis 5 indicações para o prêmio Framboesa de Ouro (prêmio de pior atuação nos EUA) o que por si só já é um indicativo forte de como ele é fraco. Aqui, Keanu Reeves aparece em 7º lugar.
6º Steven Seagal – 1952
Um lutador que decide que pode atuar. Essa definição caberia para outros nomes de Hollywood e certamente teremos de repeti-lo em nossa lista, mas no momento ela cabe perfeitamente para Steven Seagal.
Ele como ator é um exímio lutador e filmes de lutas são sucesso nos EUA, logo era fácil adivinhar que um lutador talentoso e com paciência para repetir milhões de vezes os mesmos golpes durante uma gravação, acabaria fazendo sucesso e virando um astro do cinema mundial.
Um ator ruim num filme bom pode ser salvo ou passar desapercebido. E não são poucos os filmes bons de lutas que existem no cinema, mas quase nenhum deles incluem no elenco Steven Seagal, que além de tudo, tem a infelicidade de aceitar roteiros ruins, sem história alguma e com personagens rasos e que não se justifica por tamanha violência.
Filmes como No Corredor da Morte, Difícil de Matar, Hoje você Morre são praticamente repetições de um mesmo roteiro apenas com título, elenco e nome de personagens diferentes, até algumas situações se repetem constantemente nos filmes de Seagal, o que já o torna irritante, porque ver filmes com ele é prever praticamente tudo o que vai acontecer.
Sem nenhuma grande indicação a algum prêmio importante do Cinema, Steven Seagal aparece em 6º lugar na nossa lista.
5º Rob Schneider – 1963
Um ator que aceita trabalhar em filmes de humor pastelão e que ainda assim consegue ser exagerado nesse tipo de obra merece mesmo aparecer numa lista de piores atores de todos os tempos. Este é Rob Schneider.
Talvez o primeiro grande filme do ator seja Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York, um clássico do cinema infantil e que é idolatrado por praticamente todas as crianças daquela geração, mas ainda assim, sendo apenas pouco crítico, o ator é o pior no elenco do filme que foi um grande sucesso.
Ao perceber que nunca seria um grande astro em Hollywood, Rob Schneider optou por aceitar fazer pequenas pontas em filme de outro comediante, Adam Sandler, muito amigo dele. Normalmente em todas as suas aparições ele deixa a cena fraca, pois seus personagens além de ruins, são sempre mal interpretados o que não justifica suas participações nesses filmes.
Ele não tem uma filmografia muito extensa, até porque não é um dos nomes mais conhecidos no cenário do Cinema Mundial, mas está em superproduções, como Volta ao Mundo em 80 dias – Uma Aposta muito louca ou Gigolô Europeu por Acidente, filmes em que teve personagens grandes, com destaque e sempre com interpretação fraca.
Rob Schneider tem 05 indicações ao prêmio Framboesa de Ouro, empatando com Keanu Reeves, e por isso aparece em 5º lugar na nossa lista.
4º Eddie Murphy – 1961
Pode parecer estranho ver o nome de Eddie Murphy numa lista de piores atores, já que para muitos ele é considerado o melhor ator de comédia de sua geração, e chegou a ser apontado como um dos maiores comediantes já vistos. Porém, uma sucessão de equívocos na última década, filmes mal escolhidos, interpretações forçadas, migração para filmes de ação, fizeram com que o ator perdesse completamente a identidade e o feedback.
Um ator que fez filmes como O Professor Aloprado será sempre lembrado como um grande ator, afinal sua interpretação é nesse filme é sempre considerada sempre acima da média.
Mesmo assim, os últimos filmes de Eddie têm sido muito criticados tanto nos EUA como fora dele, como é o caso de Dreamgrils – Em Busca de um Sonho e também a Mansão Mal Assombrada. Filmes estes que criaram grandes expectativas e que acabaram decepcionando público, crítica e provavelmente o próprio ator.
E esta tem sido a sina do ator nos últimos 10 anos, sempre com escolhas erradas – exceção feita a Shreck em que o ator apenas emprestou a voz – e por isso a carreira de Eddie Murphy entrou em declínio e ele figura em 4º lugar na nossa lista de piores atores internacionais de todos os tempos.
3º Colin Farrell – 1976
O ator mais jovem de nossa lista, Colin Farrell ainda está no “auge” de sua carreira no alto de seus 33 anos, tenta superar as críticas a seu trabalho e melhorar sua vida como ator, mas com escolhas infelizes, interpretações pífias, as chances dele conseguir bons trabalhos e boas críticas vão ficando cada vez mais difíceis conforme o tempo vai passando.
O primeiro filme de Colin que chamou a atenção em Hollywood foi “Tigerland” e a partir daí começaram a explodir convites para outros filmes. Segundo a crítica, sua interpretação nesse filme foi forte, sagaz e muito inteligente, provavelmente apenas sorte e boa direção porque a partir daí ele nunca mais acertou num trabalho.
Ele fez inúmeros trabalhos e incrivelmente recebeu alguns prêmios importantes e já chegou a ser cogitado para o Oscar, o que para muitos críticos seria uma das maiores bizarrices da história do maior prêmio do Cinema Mundial, uma vez que Colin Farrell é considerado um dos astros do cinema mais fracos de sua geração.
Por tantos trabalhos ruins, tantas críticas negativas, Colin Farrell não poderia ficar de fora duma lista dos piores atores internacionais de todos os tempos e, em nosso blog, ele recebe a “honrosa” medalha de bronze com o 3º lugar.
2º Arnold Schwarzenegger – 1947
O ex Mister Olympia e atual Governador da Califórnia não poderia ficar de fora de nossa lista, afinal Schwarzenegger é um dos maiores astros de Hollywood quando o assunto é filme de ações, mas nem isso foi capaz de torna-lo um bom ator. Assim como Seagal, ele como ator é um grande lutador e um homem incrivelmente forte e, talvez, um bom político.
Após participar de concursos de fisiculturismo e vencer muitos deles ao redor do mundo, Arnold foi eleito Mister Olympia em 1970 aos 23 anos tornando-se o vencedor mais jovem do mundo, esse recorde dura ainda hoje.
Convidado para atuar no cinema, ele aceitou de pronto e iniciou sua carreira na década de 70 fazendo filmes como O Guarda Costas e O Homem dos Músculos de Aço. Mas a fama no cinema veio mesmo em 1984 quando ele estrelou O Exterminador do Futuro e se tornou um dos principais astros do cinema de ação dos EUA.
Mesmo com a fama, Schwarzenegger sempre foi tido pelos críticos como um charlatão no cinema sem nenhuma capacidade interpretativa, sem domínio algum das câmeras e, principalmente, sem qualquer conhecimento técnico da arte de atuar, o que sempre lhe renderam pesadas críticas, mesmo quando o filme agradava público e crítica (como no caso do aclamado O Exterminador do Futuro 2).
Arnold Schwarzenegger pode se orgulhar, a despeito de tantas críticas, de já ter ganho um Globo de Ouro e recebido outras indicações o que o coloca, segundo ele, no patamar de bom ator.
Mesmo assim, Arnold Schwarzenegger aparece sempre nas listas de piores atores e aqui ele é o vice-campeão.
1º Bem Affleck – 1972
O Rei da atuação sem expressão, seja em qual personagem for. Essa é a melhor forma de se definir um ator como Ben Affleck, considerado por praticamente toda a crítica uma pessoa sem qualquer talento para a arte da interpretação e que erra em todas – realmente todas – as suas composições no Cinema.
Ben Affleck começou a fazer sucesso no Cinema com o filme O Gênio Indomado, mas antes ele já havia feito uma série de filmes, sempre aparecendo de forma discreta e comprometendo todas as cenas por sua atuação abaixo da média, como nos filmes Barrados no Shopping e Código de Honra.
Após atuação em Gênio Indomado, filme muito elogiado pela crítica, mas que o ignorou em sua atuação, sinal de que ele não agradara tanto como ele próprio pensava, ele atuou num dos filmes mais elogiados do fim da década de 90 e que recebeu inúmeros prêmios, “Shakespeare Apaixonado” foi um marco na história do Cinema na década de 90, recebendo prêmios ao redor do mundo, mas nem isso foi capaz de fazer a crítica diminuir o tom em suas palavras a atuação do jovem ator.
Nos últimos anos ele somente fez filmes ignorados por crítica e público, verdadeiros fiascos de bilheteria e que nem aparecem muito em críticas dos principais jornais americanos, sinal de que aos 37 anos o ator já entra em declínio inclusive entre os diretores.
Ben Affleck já ganhou um Oscar. Isso parece bizarro, mas nem tanto assim, afinal ele venceu como roteirista e não como ator. O prêmio foi vencido no ano de 1998 com o filme “Good Will Hunting” em que ele escreveu em parceria com o também ator Mat Damon.
Por tantos fracassos de bilheterias, tantas críticas, e atuações sempre fracas, Ben Affleck foi eleito pelo blog “TVxTV” como o pior ator internacional de todos os tempos.
Para verem mais coisas sobre esse assunto acessem : http://tvxtv.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário