Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de abril de 2011

AZERBAIDJÃO - PAÍS MUITO RICO CULTURALMENTE, MAS COM GRAVES CONFLITOS POLÍTICOS

AZERBAIJÃO OU AZERBAIDJÃO






O país em resumo
Nome oficial: República do Azerbaijão (Azârbaycan Respublikasi).
Capital: Baku.
Localização: oeste da Ásia.
Nacionalidade: azeri ou azerbaijana.
Área: 86.600 km2.
População: 7,7 milhões (2001).
Densidade: 93,53 hab./km2.
Língua oficial: azerbaijano.
Composição étnica: azeris (maioria), russos e armênios.
Religião: maioria islâmica.
Governo
Sistema de governo
: república com regime de governo misto.
Presidente: Heidar Aliev (desde 1993, reeleito em 1998).
Primeiro-ministro: Artur Rasizade (desde 1996).
Legislativo: unicameral. Assembléia Nacional, com 125 membros eleitos por voto direto para um mandato de cinco anos.
Principais partidos: Frente Popular do Azerbaijão (AXC), Novo Azerbaijão (YAP) e Partido da Independência Nacional do Azerbaijão (Amip).
Economia
PIB
: 5,7 bilhões de dólares (2001).
Principal atividade: mineração.
Exportação: petróleo, algodão,gás natural e seus derivados.
Moeda: manat.


Mapa






Baku, capital do Azerbaijão, antiga república soviética que proclamou a independência em 1991.


País pertencente à região do Cáucaso, localizado no sudeste da Europa. Antiga república soviética, tornou-se independente com o colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991. A maior parte de seu território é de terras elevadas. O clima temperado continental sempre apresenta estações bem-definidas e amplitude térmica elevada. As temperaturas só são amenas no litoral leste, em função do Mar Cáspio.

HISTÓRIA

A região norte do Azerbaijão era parte integrante da Rússia desde 1828 e, em 1918, foi proclamada uma república independente. Isso pouco durou, pois o Exército Vermelho ocupou o país em 1920 e, dois anos depois, o Azerbaijão foi integrado à Federação Transcaucasiana, inclusive com o Alto Karabakh. Em 1936, tornou-se uma república federada. O Azerbaijão foi, durante cinco décadas, uma república pertencente à União Soviética, fazendo parte, portanto, da história da URSS.
Em 1990, os comunistas ganharam as eleições livres e, em 1991, o Soviete Supremo proclamou a independência do país, que aderiu à Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Essa organização reúne, incluindo a Rússia, 12 países que compunham a antiga União Soviética.
Ayaz Mutalibov tornou-se o primeiro presidente do país. Em 1992, a oposição nacionalista conquistou o governo. Em seguida, os comunistas retomaram o poder e Heidar Aliev tornou-se presidente da República, em 1993. Desde então, o Azerbaijão tenta se afirmar como república autônoma e independente. Em 1998, Heidar Aliev foi reeleito para um novo mandato. Em 2001, decidiu adotar o alfabeto latino, em vez do cirílico. Tal medida teve por objetivo diminuir a influência russa no país, fortalecendo a nação azeri, de maioria muçulmana. A oposição questionou a resolução, alegando que ela esvaziaria o debate político no Azerbaijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário