Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dossiê Aquecimento Global - PARTE 6

As consequências do aquecimento






O aquecimento global pode gerar várias consequências para o cotidiano do planeta. A cobertura de gelo do Ártico e da Groenlândia, por exemplo, estão diminuindo em um ritmo de 8% ao ano há três décadas. Em 2005, a camada de gelo já era 20% menor do que em 1979: isso equivale a uma redução de 1,3 milhão de quilômetros quadrados (igual a soma dos territórios da França, Alemanha e Reino Unido).



O derretimento da cobertura de gelo no Ártico pode causar a extinção dos ursos polares.



No Hemisfério Sul, durante os últimos 35 anos, o derretimento aconteceu em apenas 2% da Antártida. Nos 98% restantes houve um esfriamento e o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima – ver glossário) estima que a massa da neve deverá aumentar durante este século. Mesmo um aquecimento de 3 a 6 graus teria um efeito relativamente insignificante na região, já que a temperatura média da Antártida é de 40 graus negativos.

Outras mudanças que vêm sendo percebidas e consideradas resultado do aquecimento global são:
 
- o aumento da ocorrência de furacões das categorias 4 e 5 (os mais intensos da escala), que dobrou nos últimos 35 anos.

- a elevação do nível do mar. Os cientistas acreditam que esta elevação está entre 10 e 25 centímetro em relação ao início do século XX. Mas, estudos recentes parecem indicar que, ao contrário do que se pensava, o aumento das taxas de CO2 na atmosfera não está provocando nenhuma aceleração na taxa de subida do nível do mar.

- o avanço das áreas de desertos: o total de áreas secas no planeta dobrou em 30 anos. Só na China as áreas desérticas avançam 10 mil quilômetros quadrados por ano. 
Alguns cientistas também acreditam que, em curto prazo, o aquecimento global traria mudanças climáticas. Em áreas temperadas, a estação de plantio e germinação seria mais longa e com maior incidência de chuvas. Isto seria benéfico de muitas formas para estas áreas. No entanto, partes menos temperadas do mundo provavelmente veriam um aumento de temperatura e uma diminuição brutal no índice de chuvas, causando longos períodos de seca e o surgimento de desertos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário