Powered By Blogger

domingo, 13 de março de 2011

COM A PALAVRA OS VIETNAMITAS

TRECHOS DE ENTREVISTAS COM GUERRILHEIROS DO VIETNÃ MOSTRAM O LADO DA GUERRA QUE HOLLYWOOD NÃO FILMOU



AS MAZELAS VIVIDAS PELOS SOLDADOS AMERICANOS TODO MUNDO CONHECE. AFINAL, A EXPERIENCIA DOS ESTADOS UNIDOS EM SOLO ASIATICO CAIU NA BOCA DO POVO. LITERALMENTE. A VISÃO DOS GUERRILHEIROS DO VIETNÃ, NO ENTANTO PERMANECE LONGE DOS HOLOFOTES. A GUERRA ACABOU - E A VIDA SEGUIU NOS ARROZAIS, NAS MONTANHAS, NAS SELVAS E NAS CIDADES VIETNAMITAS. SEM ESTARDALHAÇO. EM RARAS OCASIOES ELES SE PRONUNCIAVAM OU FORAM OUVIDOS PELO MUNDO. NA VOZ DOS PERSONAGENS CELEBRES OU ANONIMOS DO VIETNÃ, PORÉM, "A GUERRA DOS EUA", COMO ELES CHAMAVAM O EMBATE QUE MATOU MAIS DE 2 MILHOES DE PESSOAS DAQUELE PAIS, ASSUME OUTROS CONTORNOS, ALGUMAS VEZES HEROICOS, ALGUMAS VEZES CRUEIS



" O PERIGO DE SER ATACADO PELO INIMIGO ERA CONSTANTE. OS SOLDADOS DO VIETNÃ DO SUL SEMPRE ESTAVAM A POUCOS PASSOS. E MAL TINHAMOS O QUE COMER. ERA SÓ ARROZ. FOMOS ABRINDO A TRILHA AOS POUCOS, DURANTE O TEMPO EM QUE AS TROPAS DE DIEM PARAVAM PARA JANTAR. ALGUNS DE NOS SAIAM ENTAO, DOS BURACOS ONDE FICAVAMOS DURANTE O DIA PARA VER SE O LOCAL ESTAVA SEGURO. SE ESTIVESSE, O RESTO DO GRUPO TAMBÉM SAIA DA TOCA. IAMOS COLOCANDO PEDAÇOS DE PLASTICO NO CHAO E PISAVAMOS EM CIMA PARA NÃO DEIXAR PEGADAS. TODO CUIDADO ERA POUCO. SE O INIMIGO PRESSENTISSE A NOSSA PRESENÇA ESTAVAMOS MORTOS. QUANDO CHEGAVAMOS NA TRILHA PEGAVAMOS AS PICARETAS E CONTINUAVAMOS O TRABALHO NA ESTRADA. DEPOIS DE 1 OU 2 HORAS, TODO MUNDO VOLTAVA PARA OS BURACOS. A VIDA NA SELVA ERA INDESCRITIVEL. DORMIAMOS SOBRE AS FOLHAS COLOCADAS EM CIMA DA TERRA, PARA NÃO DEIXAR PISTAS, E PASSAVAMOS MUITA FOME. IMAGINE O QUE É COMER ARROZ SÓ ARROZ O TEMPO TODO? ALÉM DO MAIS, TODOS NOS TINHAMOS A MAIS COMPLETA NOÇAO DE QUE PODIAMOS SER MORTOS A QUALQUER MOMENTO.  O PERIGO ERA ENORME. MAS QUERIAMOS UM VIETNÃ LIVRE DA DOMINAÇAO ESTRANGIERA. ERA MUITO AMOR PELO PAIS E UM FORTE ESPIRITO REVOLUCIONÁRIO."
(NGUYEN DAHN, QUE COMANDOU 300 HOMENS NA ABERTURA DA TRILHA HO CHI MINH. O CAMINHO, QUE SE ESTENDIA AO LONGO DA FRONTEIRA ENTRE VIETNÃ E CAMBODJA, FOI CONSTRUIDO DE 1959 A 1962)

"EU ESTAVA EM HANOI E ACOMPANHEI DE PERTO OS  BOMBARDEIROS. NO COMEÇO, OS AMERICANOS SO MIRAVAM ALVOS MILITARES. TINHAM UMA PRECISÃO IMPRESSIONANTE. AS PESSOAS QUE MORAVAM LÁ ACABARAM SE HABITUANDO COM ESSES BOMBARDEIROS, E MUITOS ATÉ GOSTAVAM DE ASSISTI-LOS. ERA UM PROGRAMA. NA PRIMEIRA VEZ QUE OS INIMIGOS BOMBARDEARAM ALVOS CIVIS, TODO MUNDO FOI PEGO DE SURPRESA, ATÉ EU. NINGUEM ESPERAVA AQUILO. MATAR PESSOAS INOCENTES É CRIME DE GUERRA, PELA CONVEÇAO DE GENEBRA, E NÃO HAVIA NECESSIDADE DE JOGAR BOMBAS NO CENTRO DA CIDADE. ACHO QUE OS AMERICANOS QUERIAM FAZER PRESSAO POLITICA. AS PRIMEIRAS BOMBAS QUE CAIRAM FIZERAM UM ESTRAGO TREMENDO. MORRERAM CENTENAS DE PESSOAS. AS BOMBAS QUE CARREGAVAM BOLINHAS DE AÇO QUE PENETRAVAM NOS ORGAOS E PROVOCAVAM UMA DOR HORRIVEL ANTES DE MATAR A VITIMA. A POPULAÇAO PASSOU A ODIAR OS AMERICANOS. QUANDO UM SOLDADO ERA CAPTURADO, OS MORADORES QUERIAM LINCHA´-LOS. A POLICIA TINHA QUE PROTEGE-LO. VI MUITA GENTE MORRER NA RUA. CABEÇAS EXPLODIAM, ERA BRAÇO E PERNA PARA TUDO QUANTO ERA LADO"
(BUI VAN TAI, SARGENTO DO VIETNÃ DO NORTE. HANOI FOI ALVO DE BOMBARDEIOS SUCESSIVOS DOS AMERICANOS ATÉ 1972)

"COM A REPRESSÃO AO BUDISMO, PERCEBEMOS QUE TINHAMOS QUE FAZER ALGO PARA DIFUNDIR OS ENSINAMENTOS DE BUDA. RESOLVEMOS MANDAR RELIGIOSOS PREGAREM NAS ALDEIAS. COMO SO OS CATOLICOS RECEBEM AJUDA FINANCEIRA DO GOVERNO, AS PESSOAS ESTAVAM ABANDONANDO O BUDISMO, ATE ENTAO MAJORITARIO NO PAIS. A SITUAÇAO PIORAVA A CADA DIA. NÃO PODIAMOS NEM MESMO NOS REUNIR LIVREMENTE. DEPOIS DA AUTO-IMOLAÇAO DE QUANG DUC, UM GRANDE ESCANDALO INTERNACIONAL, DIEM CERCOU HUE, O MAIOR CENTRO BUDISTA DO VIETNÃ. POR POUCO NÃO MORREMOS TODOS. FICAMOS SEM COMIDA, SEM AGUA. QUANDO O CERCO ACABOU, RECEBEMOS UM AVISO DE QUE A POLICIA ATACARIA A TODOS OS TEMPLOS DO VIETNÃ DO SUL. OPTAMOS, ENTAO, POR UM PROTESTO PACIFICO. SENTAMOS NO CHAO, EM POSIÇAO DE LOTUS, E FICAMOS MEDITANDO, ENQUANTO OS SOLDADOS INVADIAM NOSSAS CASAS. O ATO COMOVEU ATÉ OS POLICIAIS, QUE PEDIRAM PERDAO PELA VIOLENCIA"
(GIAN DUC, LIDER BUDISTA QUE DEIXOU O VIETNÃ DURANTE O CONFLITO. O GOVERNO DE NGO DINH DIEM REPRIMIU VIOLENTAMENE O BUDISMO ATÉ SER DEPOSTO, EM NOVEMBRO DE 1963)

"EM 1964, OS AVIOES AMERICANOS COMEÇARAM A APARECER NOS CEÚS DO LAOS, NA FRONTEIRA COM O VIETNÃ, ONDE EU E OS OS OUTROS GUERRILHEIROS VIETNAMITAS ESTAVAMOS ACAMPADOS. UM DIA CAIU UM AVIAO BEM PERTO DE NOS. CONSEGUIMOS CAPTURAR UM DOS PILOTOS. A NOTICIA DO DESAPARECIMENTO DELE FOI DADANA RADIO BBC E NA VOICE OF AMERICA. PENSAMOS QUE DEVIA SER UMA PESSOA MUITO IMPORTANTE E PERIGOSA. O COMANDANTE DA MINHA UNIDADE ME PEDIU PARA INTERROGA-LO. MAS MEU INGLES ERA HORRIVEL. ESCREVI EM UM PAPEL ALGUMAS PERGUNTAS BASICAS. PRECISAVAMOS SABER COM URGENCIA QUAL ERA O CODIGO QUE ELE USARIA PARA SE COMUNICAR COM SEUS COMPANHEIROS. NO DIA SEGUINTE A CAPTURA, AS TROPAS DOS EUA IRIAM, COM CERTEZA, PROCURAR O PILOTO. AI BOLAMOS UM PLANO. O NOSSO SOLDADO MAIS ALTO E CORPULENTO SE FARIA PASSAR PELO AMERICANO, USANDO AS ROUPAS DELE, PARA ATRAIR AS PATRULHAS. QUANDO O HELICOPTERO E OS JATOS AMERICANOS SE APROXIMARAM, ELE SAIU CORRENDO PARA UMA CLAREIRA. O PLANO IA MUITO BOM ATÉ OS PILOTOS GRITATEM PERGUNTAS EM INGLES. NOSSO COMPANHEIRO NÃO ENTENDEU NADA, MAS TEVE UMA IDEIA BRILHANTE. JOGOU-SE NO CHAO, FINGINDO UM DESMAIO. AÍ, SEM QUE OS INIMIGOS PERCEBESSEM E ESPERASSEM, ABRIMOS FOGO E DERRUBAMOS O HELICOPTERO"
(VAN ANH, GUERRILHEIRO VIETCONGUE. MAIS DE 2 MIL SOLDADOS AMERICANOS CONSTAM DA LISTA DE DESAPARECIDOS NA GUERRA DO VIETNÃ)

"MINHA MISSAO ERA CONSIDERADA A MAIS PERIGOSA DA GUERRA. FUI DESTACADO PARA ARMAR MINAS NAS ZONAS DE COMBATE. OS AMERICANOS FAZIAM UMA GUERRA MODERNA, COM ARTILHARIA, SUPORTE AEREO, HELICOPTEROS. NOS, OS ARMADORES DE MINAS, NOS ESPECIALIZAMOS NO COMBATE CORPO-A-CORPO. APRENDIAMOS COMO RASTEJAR, COMO MOVER SILENCIOSAMENTE NA LAMA E NA ÁGUA, COMO ANDAR SOBRE FOLHAS SECAS... ANTES DE COLOCAR AS MINAS, PREPARAVAMOS O CAMPO DE BATALHA. ISSO SIGNIFICAVA CHEGAR O MAIS PERTO POSSIVEL DOS AMERICANOS, PARA SABER EXATAMENTE ONDE ESTAVAM TODAS AS POSIÇOES. TINHAMOS QUE PASSAR DEBAIXO DO ARAME FARPADO DO CAMPO INIMIGO SEM DEIXAR RASTROS. EU SEMPRE TREMIA QUANDO TINHA QUE PASSAR PELO ARAME CHEIO DE MINAS NA MÃO. SE UM AMERICANO PEGASSE A GENTE ALI, ERA MORTE NA CERTA. DEPOIS QUE AS GRANADAS EXPLODIAM TINHAMOS QUE VOLTAR O MAIS RAPIDO POSSIVEL. O PRINCIPAL OBJETIVO ERA DESTRUIR O LOCAL ONDE FICAVAM AS ARMAS. ACABAVAM MORRENDO MUITOS SOLDADOS TAMBEM. ERA INEVITAVEL. MAS ESTAVAMOS EM GUERRA, E O NOSSO LADO TINHA MUITO MENOS RECURSOS DO QUE ELES"
(NGUYEN VAN MO, SARGENTO DO EXERCITO DO VIETNA DO NORTE. AS MINAS CRIADAS A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DE BOMBAS INIMIGAS, ERMA UMA DAS ARMAS DOS SOLDADOS COMUNISTAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário